Em meio a pornografia virtual gratuita, altos teores de política medilcre, votações sem nexo, banalização musical, vítimas de lobotomia televisiva e pessoas que acham mais importante saber quem vai ganhar o BBB do que se esforçar para pelo menos ter uma escrita aceitável para ao menos concluir o ensino fundamental pelo Instituto Universal Brasileiro...
Entre outras provas de que o apocalipse está muito próximo (ou até mesmo que já começou), venho por meio desta dar, inicio a minha primeira postagem sobre marketing, propaganda e publicidade (pelo menos eu acredito que minha matéria englobe os 3 assuntos e me desculpe se estiver errado). Quem pode dizer que o marketing ou a propaganda evoluiu?
Podemos dizer que com a globalização e o avanço tecnológico, ficou mais acessível e bem mais prático divulgar anúncios (marketing viral por exemplo) abrangendo públicos diferentes, desde jogadores de Counter Strike aos fãs de Beto Barbosa e Calypso. Existem comerciais da década de 80 (ou até antes disso) que são muito superiores aos atuais, como por exemplo, o da Folha de São Paulo sobre Hitler (assista no post "Foi Bom pra Você?
Podemos dizer que com a globalização e o avanço tecnológico, ficou mais acessível e bem mais prático divulgar anúncios (marketing viral por exemplo) abrangendo públicos diferentes, desde jogadores de Counter Strike aos fãs de Beto Barbosa e Calypso. Existem comerciais da década de 80 (ou até antes disso) que são muito superiores aos atuais, como por exemplo, o da Folha de São Paulo sobre Hitler (assista no post "Foi Bom pra Você?
Publicidade com Tesão"), com pouco recurso, se foi feito um grande comercial (não vou me estender sobre este comercial pois já há um ótimo post abaixo falando sobre ele).
Quer um outro Exemplo?
Sinceramente eu acho que tenho um certo distúrbio mental, as vezes fico horas procurando comerciais de todas as partes do mundo para ver até onde a criatividade de um ser humano pode chegar. Na minha humilde opinião alguns comerciais de 32 segundos são mais interessantes do que todos os capítulos da novela das 8 (que nunca começa as 8, nunca entendi isso).
Sinceramente eu acho que tenho um certo distúrbio mental, as vezes fico horas procurando comerciais de todas as partes do mundo para ver até onde a criatividade de um ser humano pode chegar. Na minha humilde opinião alguns comerciais de 32 segundos são mais interessantes do que todos os capítulos da novela das 8 (que nunca começa as 8, nunca entendi isso).
É só você saber pesquisar (claro que você irá se deparar com aberrações do tipo puxa Pushi-pop, novo Max Steel rio Pinheiros, Toca do Gugu, trilha sonora de "A Favorita" Internacional entre outros lixos piores do que o desastre de Chernobyl) um exemplo de um comercial não tão culto mas bem elaborado e que eu sempre me racho quando vejo:
Só pra garantir que ele não vai aparecer na minha frente, comprei uma lata de queijo Panda pelo Ebay (a expressão facial dele eh a melhor). Agora desde quando se faz queijo com leite de panda? Melhor deixar pra lá...
Existem comerciais que emocionam a ponto da sua saliva ficar presa na glote e quase voltar a boca:
Outros que incentivam a ter mais responsabilidade:
Na verdade, o comercial não é no sentido de "use camisinha ou essa praga será sua" e sim "use camisinha, se não estiver apto a educar corretamente um filho"
A ter Criatividade em momentos de pressão extrema:
Enfim, comerciais podem ir muito além do que marketing sobre um determinado produto, fantasiando como seria sua vida se tivesse aquilo na sua casa e blá blá blá wyskas sachê, sua
mãe lavando roupa e de repente aparece o Cantor Leonardo com o novo Ace e ainda ajuda ela lavar a roupa cantando um jingle esdrúxulo (A-B-R-A-Ç-A).
E um Marketing verdadeiro da Pespsi como seria? Assim ?
Essa cena é um trecho do filme "O Primeiro Mentiroso", conta a história de um mundo onde as pessoas só falam a verdade e não existe o conceito de decepção, um homem que está prestes a perder tudo inventa a “mentira” e muda não só a natureza das coisas, mas cria a base da religião entre outros fatos históricos (muito bom mesmo, recomendadíssimo).
Bom, resumindo e finalizando esse tópico bíblico, se sua imaginação é mais fértil do que cruzamento entre coelhos, marketing, propaganda e publicidade são ótimas áreas para você atuar sendo um Bobby Generic, Fozzie Bear (o ursinho do Muppet Babies que só contava piadinha sem graça) entre outras classificações de publicitários.
1 Comentário:
adorei o resultado do seu disturbio mental, esta de parabéns!^^
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