Os últimos minutos com ODEN

Todos os anos, o Vimeo premia os melhores projetos de seus usuários, através do Vimeo Festival Awards. Eu particularmente adoro esse site porque, diferente do YouTube que também é um broadcast, o Vimeo possui um conteúdo especial e de ótima qualidade em produções pessoais e em boa parte em alta resolução (pra termos uma pequena ideia disso, cerca de 10% dos mais de 3 milhões de usuários cadastrados, postam frequentemente videos em HD).

Mas o que realmente me fascina nisso tudo, são os projetos que sempre que posso vejo por lá. Aqui no SGI, por exemplo, já postamos diversos videos de animações, cinema e documentários (como este), porque é sempre certo de que encontraremos algo de muito interessante pra compartilhar com todos vocês. É sem sombra de dúvidas, o local ideal para quem ama produções "Underground" de bom gosto e de qualidade excepcional.

Há poucos dias, o festival além de premiar diversas categorias como animação, música, motion design entre outras, selecionou uma peça em especial para concorrer a de Melhor Video, e após assisti-la, tive que concordar com a escolha dos jurados. É um curta simplesmente genial, daqueles que nos deixam, ainda que por pouco tempo, parados, refletindo sobre vida e permitindo à cabeça ir para bem longe daqui.

O nome original do projeto é "The Last Minutes with ODEN", ou em tradução livre "Os últimos minutos com ODEN" e conta a história de um homen chamado (pelo que entendi) Jason Wood, que tristemente narra os últimos minutos com seu cão e fiel companheiro ODEN, vítima de câncer terminal e que por estar sentindo muitas dores, seu dono (e amigo, Jason) decide sacrificá-lo pra por um fim ao sofrimento do seu parceiro. 

Antes de apresentar o video a vocês, eu quero dizer que, não quero aqui, fazer nenhum tipo sensacionalismo gratuito, mas eu confesso que, por ter vivenciado uma história semelhante à essa (não tão dramática assim) fiquei bastante envolvido com o documentário e digo à quem, de alguma forma também passou por situação parecida, que, ou deixem de assistir, ou vejam com outros olhos, fixados no dono Jason, percebendo todo amor e o carinho que ele tinha pelo seu cão e que, de alguma maneira, serve de exemplo à todos nós. Enfim, ao terminarem de assistir compartilhem com outras pessoas, embora seja uma história triste, não deixa, nem por um segundo de ser um curta merecedor de um prêmio como o de Melhor Video à altura do Vimeo Awards.

O video original do Vimeo:




E pra quem preferir, legendado:




Victor Soares é Designer Gráfico, estudante de Publicidade e seu dia predileto é sexta-feira. Mesmo com todos os clichês citados agora, ele realmente ama o que faz, não a toa, criou o Share Good Ideas pra compartilhar tudo que vê, lê e ouve por aí.

Comentários:

Postar um comentário