Cinosargo. Um mundo não visto

Este com toda a certeza, é um daqueles posts que eu emprego um certo carinho e uma atenção privilegiada ao escrever, pois quando criei o Share Good Ideas, um dos principais objetivos, era de fato, compartilhar, não somente informações do mundo afora, como também apoiar projetos pessoais "da gente". de alunos universitários, que gostam (e não vivem sem isso) de tomar atitudes positivas e de querer frequentemente compartilhar seus pensamentos, textos e sentimentos com outras pessoas. 

Essa característica pessoal realmente me fascina, me faz pensar - sem nenhum tipo de hipocrisia - sobre o  papel que nós temos na sociedade de hoje, tão acostumada a reclamar de tudo mas que ao mesmo tempo passa horas intermináveis em frente à TV assistindo a enorme gama de programas que não lhe agregam absolutamente nada. 
Pessoas com esse espírito criativo e empreendedor definitivamente, sempre vão encontrar no SGI um refúgio. Um lugar para apresentar seus trabalhos a um público inteligente, atualizado e ansioso por novas ideias e tendências, que é justamente quem lê nossos posts diariamente. 

Nesse contexto, eu tenho o maior orgulho de apresentar a vocês, a exposição "Cinosargo. Um mundo não visto".  Ideia que partiu da iniciativa de um aluno da Universidade São Judas Tadeu. O estudante de DI e artista plástico Victor Silba, em parceria com sua colega argentina Sandra Gularte, apresentarão um trabalho belíssimo, com quadros que retratam a presença da arte dentro dos presídios e de que modo essa influência pode mudar uma pessoa e alterar de maneira positiva todo o seu futuro. 


Abaixo um texto, criado pelo Victor, explicando com suas próprias palavras, o significado das obras e também algumas imagens da exposição que ocorreu há poucos na Argentina. Vejam:



“Cinosargo” Um mundo não visto…

Nossa exposição artística coletiva está relacionada  ao imaginário das casas de detenção, da liberdade e do encerro. O cárcere não tem exterior nem vazio, não se interrompe, são corredores e celas onde circulam os presos constantemente... labirintos intrincados que adormecem a mente e paralisam o corpo. Neste contexto a arte se re-significa porque abre portas para outros olhares. Cria um novo vínculo que exige a incorporação de outra linguagem a partir de elementos novos e de tempos diferentes.

A imagem gera costumes visuais que atuam sobre a vida interior dos jovens, afiando sua sensibilidade e dotando de asas a imaginação.
A arte se converte em uma ferramenta para reverter – ainda que em parte – essa realidade. Com a arte, além de poder dizer o que sentem, os jovens têm a oportunidade de expressar suas emoções. Conseguem o reencontro com o estado de entusiasmo, sentimento reprimido pelas condições e exigências. Recuperam graus normais de valorização ou aceitação. “O que brinda a arte é a possibilidade de pensar que existem outras saídas possíveis”.  “A arte salva”, Ernesto Sábato.



Acima, foto de Victor Silba dando entrevista a um repórter em frete à uma de suas obras e abaixo outros trabalhos do artista.




Bom, pra quem gostou da ideia, as obras ficarão expostas (gratuitamente) no Espaço Viga à partir do dia 9 de outubro à 16 de dezembro de Quarta à Sexta das 18hs às 22hs, Sábado das 18hs às 21hs e Domingo das 15hs às 19hs. O Espaço fica na rua Capote Valente 1323 (Próximo ao metrô Sumaré). Os telefones para contato são: +55 11 3801-1843. Compareça!



Victor Soares é Designer, estudante de Publicidade e seu dia predileto é sexta-feira. Mesmo com todos os clichês citados agora, ele realmente ama o que faz, não a toa, criou o Share Good Ideas pra compartilhar tudo que vê, lê e ouve por aí.

1 Comentário:

Anônimo disse...

é muito bom !!!!

Postar um comentário