Lembro que estava procurando no google, até que ponto algumas fotografias que sempre vejo por aí, eram "verdadeiras", afinal (eu pensava), isso é desenho, um belo de um tratamento do Photoshop ou uma ilustração daquelas de confundir o que é real do que é fictício. Essa técnica que me refiro se chama High Dynamic Range, ou pura e simplesmente HDR e é de fato, uma ferramenta muito usada por fotógrafos profissionais e amadores pra darem um upgrade em suas fotografias.
A grosso modo funciona assim: digamos que você clicou uma foto de uma praia, e nela, algum foco da imagem captou uma intensidade muito grande de luz (sol forte por exemplo), e por outro lado, ocorreu o contrário, ou seja, um ponto da imagem ficou escuro demais (uma caverna por exemplo). Aí surge a pergunta, tem como ajustar isso? A resposta é SIM. A partir de alguns softwares você consegue juntar as fotos com alta e baixa exposições, ao modelo original, do estado atual da imagem e gerar uma única fotografia com os três níveis em um, ou seja, onde estava claro demais escurece e onde estava escuro demais, clareia dando equilíbrio aos níveis de luz/sombra da imagem captada. Isso explica o efeito "surreal", porque a foto passa a ser "perfeita", com todas os detalhes em evidência.
Claro, que tais níveis são controlados pelo usuário do software, alternando as propriedades de cor/brilho/curvas/saturação como ele bem entender, implicando significativamente no resultado final do trabalho.
Bom, a boa notícia é que é possível a pessoa mais leiga no assunto, produzir resultados consideráveis! Indicarei um tutorial completo ensinando passo-a-passo como fazer a sua imagem HDR, utilizando o software Photomatix (é gratuito) para deixá-la perfeita como essas aí de baixo. O link é este aqui e faça um bom proveito dessa técnica impressionante.
1 Comentário:
Tenha um tripé pra fazer as fotos, pq se tremer meio pixel fodeu tudo.
Postar um comentário